Cardiointerv 2019, realizado pelo Hospital Cardiológico Costantini, recebe grandes nomes da cardiologia mundial
Nos dias 21 e 22 de novembro, o Hospital Cardiológico Costantini realizou a 19ª edição do CardioInterv, simpósio internacional de cardiologia intervencionista que reúne alguns dos mais importantes profissionais da área no mundo.
Especialistas dos Estados Unidos, como David Holmes, da Mayo Clinic e expresidente do American College of Cardiology, e Akiko Maehara, da Columbia University em Nova Iorque, José María de la Torre Hernández, da Espanha, além de grandes expoentes da América Latina, reuniram-se em Curitiba para debater o que há de mais moderno no tratamento transcateter de cardiopatias, assunto que será amplamente abordado em discussões e na realização de procedimentos ao vivo com pacientes selecionados.
Temas como angioplastias coronárias complexas, doença estrutural, fechamento de auriculeta e tratamento transcateter de valvopatias foram os destaques desta edição. De acordo com o diretor do hospital, Costantino Costantini, é fundamental para a medicina paranaense que haja o estímulo ao debate acerca da cardiologia intervencionista.
“Curitiba é um dos polos de referência em cardiologia no Brasil e, portanto, faz parte do nosso papel proporcionar novos conceitos que impulsionem novos pontos de vista acerca das cardiopatias à comunidade médica. Por isso, o Cardiointerv é voltado tanto para médicos experientes quanto para jovens residentes de cardiologia que buscam uma grande oportunidade de aprendizado e qualificação”, explica Costantini.
Ao longo de quase 20 anos, o CardioInterv contribui para o aprimoramento de médicos brasileiros e latino-americanos em um intercâmbio prático com profissionais do exterior. Além disso, pacientes selecionados foram tratados, durante essas duas décadas, por líderes mundialmente reconhecidos. Uma das principais atividades do CardioInterv consiste em mostrar a evolução de todos os casos realizados no ano anterior.